'A decisão do COI sobre a Rússia é frágil e deixa buracos'

MatériaMais Notícias

da 888: Coluna publicada na edição desta segunda-feira do LANCE!

Qualquer que fosse a postura tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a permanência ou não da Rússia nos Jogos Olímpicos Rio-2016, o resultado geraria controvérsia. Se o país fosse excluído do evento, os atletas russos considerados “limpos” reclamariam. Se o país não fosse banido, a chiadeira viria principalmente de outros países.

O que o COI tentou fazer em sua decisão anunciada ontem foi encontrar um meio termo, ao proibir qualquer competidor russo com histórico de doping na carreira de disputar a Rio-2016, mesmo que já tenha cumprido sua pena. No fim das contas, a Rússia celebrou a decisão, e a comunidade internacional de combate ao doping considerou isso uma “bagunça confusa”, como declarou Travis Tygart, chefe da Agência Americana Antidoping (Usada), e responsável por banir o ex-ciclista Lance Armstrong do esporte.

Por um lado, o COI não tinha tempo para julgar o caso, e precisou tomar uma decisão rápida. Isto foi determinante na solução encontrada, e não se pode ignorar tal fator, já que a Olimpíada começará daqui 11 dias – embora tenha faltado pulso firme para o COI, ao passar para as federações internacionais a decisão final em cada esporte sobre a situação.

Mas, por outro lado, o resultado é frágil e deixa buracos. Certamente, diversos atletas russos ganharão medalhas no Rio de Janeiro. Você vai acreditar na lisura daquele competidor?

RelacionadasMais EsportesEm São Paulo, Laís Souza conduz tocha de pé e emociona públicoMais Esportes24/07/2016Rio 2016Fotos: veja a passagem da tocha dos Jogos Rio-2016 por São PauloRio 201624/07/2016Rio 2016Com problemas e reclamações, Vila dos Atletas é aberta neste domingoRio 201624/07/2016

da wazamba: Para infelicidade dos atletas russos considerados “limpos”, o caso acabou manchando todo o esporte do país. É aquela velha história de todos pagarem pela falha que poucos cometeram. Distinguir atualmente um competidor honesto de um trapaceiro na Rússia é algo complicado, já que nem mesmo o sistema de controle antidoping é capaz de determinar isso, ao se levar em conta que exames positivos eram substituídos.

Diante disso, é de se imaginar que a delegação russa sofrerá algum tipo de hostilidade no Rio de Janeiro. No mínimo, um olhar meio desconfiado de adversários. Isso se não vierem sonoras vaias das arquibancadas brasileiras.

Related Posts

Ex-técnico do River Plate é resgatado após ser arrastado por correnteza

MatériaMais Notíciasda aposte e ganhe: Martín Demichelis, ex-treinador do River Plate, foi resgatado por salva-vidas após ser arrastado pela correntez

Brasil x Peru na Kings World Cup: confira horário e onde assistir

MatériaMais Notíciasda cassino: Após uma virada elétrica sobre o Catar, o Brasil volta à ação na Kings World Cup neste domingo (11). A partida é contr

You Missed

Brasileiro pode deixar o Nottingham Forest nesta janela; veja

Brasil x Peru na Kings World Cup: confira horário e onde assistir

Ex-técnico do River Plate é resgatado após ser arrastado por correnteza

Goleiro do Barcelona, Ter Stegen se casa na Espanha

Mourão celebra vitória do Fla e derrota do Botafogo no Carioca

De olho em Tokyo, Marta dá boas vindas a Pia Sundhage nas redes

Game
Register
Service
Bonus